CLIQUE AQUI E SOLICITE SEU ORÇAMENTO GRATUITO!
OU LIGUE (84) 99112-2541

O que é Energia Solar Fotovoltaica?

Energia= capacidade de produzir um trabalho ou realizar uma ação

Solar = o Sol é a maior fonte de energia da terra, de fato a cada minuto o sol fornece a energia que o mundo consome por ano. O Sol nos fornece milhares de matérias primas solares que poderão substituir os recursos energéticos, compostos químicos, minerais, etc.

Fotovoltaica = Foto (que na língua grega significa LUZ) + Volt (no sentido de ENERGIA, porque o volt é a unidade para medir o potencial elétrico).

Ou seja, trata-se da energia elétrica produzida através da luz solar.

O mesmo processo é bem fácil:

Os raios solares são capturados por placas feitas de silício (o segundo elemento mais abundante no planeta), a energia gerada por eles é enviada a um inversor, que vai adaptá-la na energia elétrica que precisamos.

Lembre-se que o Sol é a fonte primária de energia. A energia solar é responsável por praticamente todos os processos naturais observáveis no planeta Terra.

Da energia eólica associada a furacões à energia térmica no solo dos desertos ardentes, da energia cinética nas águas de um rio caudaloso à energia potencial presente no vapor de água nas nuvens, da energia elétrica em uma tempestade de raios à energia hidrelétrica, da energia fóssil à renovável, da energia que as plantas usam para crescer até a que usamos para viver, todas têm por fonte primária a energia solar. São raros os processos na superfície da Terra que não se ligam de alguma forma à energia solar.

Então a ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA é a conversão direta dos raios do sol em eletricidade.

As vantagens da Energia Solar Fotovoltaica:

  • É LIMPA, sem poluição e sem danos ao meio ambiente
  • É GRATUITA, RENOVÁVEL e INESGOTÁVEL porque a fonte é um bem comum: o Sol
  • A instalação É RÁPIDA, não precisa de grande manutenção
  • É MODULAR porque se pode aumentar ou diminuir o número de módulos solares de acordo com o seu consumo
  • É DURÁVEL porque a vida útil dos módulos solares é superior a 25 anos
  • O consumo da energia É PERTO da sua produção e por isso vai reduzir as perdas na geração/distribuição de energia e os gastos em redes de distribuição elétrica, representando uma grande economia a longo prazo para o país
  • É muito BRASILEIRA, porque o Brasil inteiro tem condições naturais favoráveis com forte incidência de radiação solar
  • Fornece os maiores volumes de eletricidade nos momentos de maior demanda (Ex.: o uso de ar-condicionado é maior ao meio-dia, quando há uma maior incidência solar)

Na Alemanha, Itália, Japão, Estados Unidos e outros países os moradores e as empresas já podem ser energicamente autossuficientes gerando toda a energia que consome de forma limpa através de módulos solares fotovoltaicos.

Tomando-se por princípio alguns critérios básicos de eficiência energética, um sistema de geração fotovoltaico corretamente dimensionado é capaz de suprir toda a energia elétrica de uma residência ou mesmo de um consumidor industrial ou comercial.

A implementação de Sistemas Fotovoltaicos pode ser feita rápida e de forma descentralizada, diretamente onde precisa consumir, evitando linhas de transmissão, com total preservação ambiental. A Energia Solar Fotovoltaica chega onde você está, sem custo, sem poluição e sem limite e por isso mesmo é a fonte de energia mais barata disponível.

Garante o funcionamento de serviços básicos em locais totalmente desprovidos de energia elétrica.

A Energia Solar Fotovoltaica é o meio para assegurar o suprimento de eletricidade em regiões distantes ou de difícil acesso, carentes de redes de distribuição. Consegue uma implantação de infraestrutura básica, que precisa de recursos limitados.

Apagões, dificuldade de estabilidade em redes de energia longas, custo elevado para distribuição em regiões mais remotas, são algumas das razões que por si já justificam o investimento nesta fonte inesgotável e limpa.

Além disso, numa época em que o homem está pagando as consequências de um modelo energético ineficiente e não sustentável, a Energia Solar Fotovoltaica representa a solução mais inteligente e ecologicamente responsável de gerar energia.

PERGUNTAS FREQUENTES, RESPOSTAS SIMPLES

Qual a diferença entre coletor e módulo solar?
O módulo solar converte a energia da luz em energia elétrica, o coletor solar utiliza o calor para gerar aquecimento.

Qual a diferença entre célula, modulo e painel?
A célula é a unidade básica que forma um módulo fotovoltaico, portanto o modulo é composto por um conjunto de células fotovoltaicas. Já o painel, é o arranjo da conexão de módulos e inversores para a geração de energia.

O sistema fotovoltaico precisa do céu limpo para operar?
Não, os sistemas fotovoltaicos não precisam de um dia de céu limpo com muito sol para operar. A reflexão dos raios solares, sobretudo utilizando algumas tecnologias, faz com que o sistema fotovoltaico possa produzir mais energia num dia levemente nublado do que em um dia de pleno sol.